Sicoob Credimata – atenção ao cooperado para a promoção de novos negócios

O Sicoob Credimata, cooperativa financeira filiada ao sistema, atua para que os seus associados perpetuem seus negócios, oferecendo serviços financeiros com taxas acessíveis e inclusão em parcerias exclusivas.

Leia Também

Fonte: Tribuna de Minas

A essência do cooperativismo de crédito é trazer resultados positivos não só para os seus associados, como também desenvolver a economia de toda uma região e país. O Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob) é referência no Brasil no fomento de novos negócios e no apoio e atenção especializada aos seus cooperados, sejam eles pessoas físicas, jurídicas ou produtores rurais. Há 30 anos, o Sicoob Credimata, cooperativa financeira filiada ao sistema, atua para que os seus associados perpetuem seus negócios, oferecendo serviços financeiros com taxas acessíveis e inclusão em parcerias exclusivas. Em Juiz de Fora, a Credimata atua há 20 anos.

Ao se associar ao Sicoob Credimata, Anderson Circio, da JF Energias Renováveis, viu seus negócios prosperarem, principalmente em relação à oferta de financiamento para sistemas de energia solar. “Por meio da cooperativa, pude oferecer mais facilidades aos meus clientes. A cooperativa ajuda muito oferecendo uma taxa de juros acessível. Hoje, 99% das minhas vendas parceladas acontecem via Sicoob e de uma forma muito mais rápida, o que não acontecia quando eu dependia dos bancos comuns. Nossa relação é uma via de mão dupla, pois, de certa forma, eu acabo trazendo mais clientes para a cooperativa. Em troca, recebo atenção personalizada, crédito facilitado e horários mais flexíveis para ser atendido”, relata Anderson.

O objetivo da cooperativa é conectar pessoas para promover justiça financeira e prosperidade. Por isso, seus cooperados contam com um portfólio completo de serviços e produtos financeiros, como cheque especial, crédito rural, crédito pré-aprovado, crédito consignado, financiamentos para energia fotovoltaica, material de construção, imobiliário, veículos (leves, pesados e motocicletas), conta garantida, capital de giro, desconto de cheques e duplicatas.

Somam-se, ainda, serviços como saque sem cartão, cartões de crédito nas principais bandeiras, investimentos (LCA, RDC e Poupança), previdência, consórcios, seguros, cobrança e máquina de cartão sem taxa de adesão, a SIPAG. Além disso, todos os cooperados têm acesso a aplicativo completo para o controle das finanças e movimentações em sua conta.

Projetos exclusivos para os cooperados

Os associados ao Sicoob Credimata também podem participar de projetos exclusivos. Recentemente, a cooperativa firmou parceria com o Sebrae para a realização do Projeto ALI – Agentes Locais de Inovação, que promove a prática continuada de ações de inovação nas empresas por meio de uma orientação proativa e personalizada. Dentre os seus associados, a cooperativa selecionou 60 instituições de Juiz de Fora, Além Paraíba, Leopoldina, São João Nepomuceno e Pirapetinga.

Uma delas é a Xereta Armarinho, em São João Nepomuceno. Segundo o sócio da loja, Manoel Lamas, o projeto veio em um ótimo momento. “Nossa empresa tem passado por um processo de calibração em tecnologia e inovação para conquistar novos mercados. Fazer parte deste projeto nos traz muita segurança para avançar e melhorar nossos sistemas de informação, inclusive nossos clientes têm respondido positivamente frente às implementações já feitas. É muito bom ver os associados se ajudando neste processo, mostrando que a relação entre a empresa e o Sicoob é diferente, que fazemos parte da cooperativa e que podemos contribuir”, ressalta.

O relacionamento próximo e personalizado junto aos cooperados também chama atenção de Alexandre Rhammurthi, sócio da Vetsolution Distribuidora de Medicamentos Veterinários, em Juiz de Fora. A empresa também faz parte do projeto ALI e, desde o começo dos trabalhos, só tem enxergado novas possibilidades para fomentar os negócios. “O mundo mudou, e precisamos buscar formas criativas e modelos de negócios que caibam dentro deste ‘novo normal’. Tem sido uma experiência maravilhosa e muito gratificante. Espero que o projeto traga ótimos resultados para as empresas e toda a sociedade. As melhores relações acontecem entre pessoas, por isso a cooperativa é fantástica! Estão sempre disponíveis para nos aconselhar quando precisamos tomar decisões.”

Outra empresa integrante do projeto é a Alternativa Carnes e Frios, chefiada pelo cooperado Tiago Cortes, também em Juiz de Fora. Ele conta que, neste ano, precisou reformular toda a gestão da loja, e o projeto chegou para somar. “É uma parceria muito legal e tenho recebido, por parte do Sicoob, todo o suporte necessário para direcionar a empresa. Nesses seis meses que passei a contar com o Sicoob Credimata, só tive boas experiências. Me senti muito seguro para tomar decisões importantes, principalmente no acesso ao crédito com taxas diferenciadas, que ajudam o empresário a crescer, gerar riqueza e abrir novos postos de trabalho.”

Veja o depoimento de alguns associados do Sicoob Credimata:

"As melhores relações acontecem entre pessoas, por isso a Credimata é fantástica!"
Alexandre Rhammurthi, da Vetsolution Distribuidora

"A cooperativa ajuda muito oferecendo uma taxa de juros acessível."
Anderson Circio, da JF Energias Renováveis

"É muito bom ver os associados se ajudando neste processo, mostrando que a relação entre a empresa e o Sicoob é diferente."
Manoel Lamas, da Xereta Armarinho em São João Nepomuceno

"Tenho recebido, por parte do Sicoob, todo o suporte necessário para diferenciar a empresa."
Tiago Cortes, da Alternativa Carnes e Frios
 

Fonte: Jornal Tribuna de Minas